outubro 26, 2010

Gentileza e o Rio de Janeiro


Gentileza e o Rio de Janeiro




O Rio de Janeiro, com sua imagem tropical, traduzia para o Profeta um retrato do país.  Foi ali que o homem da terra de Mirandópolis se deu conta dos antagonismos do mundo. O Rio, bonito por NATUREZA, devolvia ao profeta a convicção da RIQUEZA da natureza “que dá tudo de graça”.
(Detalhe da Pilastra 1 - Viaduto do Caju)

Mas a grande cidade, crescendo a olhos vistos e entrecortando-se de viadutos, revelava-lhe também as forças do capeta capital. É nesse espaço de contradições que se revela a necessidade da gentileza. Dirá ele, então, estabelecendo uma identidade estreita com a cidade:


(Gentileza no Aterro do Flamengo, anos 70)


“Toda bondade que vai crescer no mundo vai ser por intermédio do Rio de Janeiro, no Brasil, porque o Profeta Gentileza é Brasileiro”.

Vislumbrou, então, o profeta, a possibilidade de a “cidade maravilhosa” irradiar-se de seu próprio desígnio; prenúncio cada vez mais extemporâneo, em tempos de exílio da gentileza. Todo seu gestual na grande cidade constitui uma resposta a esse sintoma. Era preciso falar à cidade, mostrar-se e revelar-se às pessoas. Era preciso tocá-las com sua mensagem.
Sua relação com o espaço público foi sempre performática. Fazia aparições nos lugares e foi construindo uma história à parte no relato da mídia – sabia valer-se do inusitado e da novidade, alimento cotidiano da imprensa. Mas seu grande diferencial estará aquém disso, pois, em certa medida, torna-se criador de sua própria mídia.
A virada para os anos 90 marca o período da grande intervenção de Gentileza na paisagem urbana do Rio de Janeiro. Gentileza realiza seus 56 escritos murais sobre as pilastras do viaduto do Caju (Gasômetro). É a perspectiva de um homem simples, em sua vivência da realidade e da cultura brasileira, que se estabelece como um contraponto fundamental em relação à forma de vida que implica a todos. GENTILEZA GERA GENTILEZA conclama o Profeta em mais da metade de seus escritos no Rio de Janeiro.

Grafismos



ESTRELA
Nos seus escritos murais, a estrela aparece pontuando o início dos textos como signo da iluminação do profeta. Expressa, igualmente a força cósmica e astral em sua mística e as figuras da Trindade/Quaternidade presentes no UNIVVVERRSSO.
BANDEIRA
Gentileza se apresenta como Profeta Brasileiroque se oregulha das riquesas do seu país, simbolizadas ans cores da bandeira. Os idais positivistas de ordem e progresso são assumidos pelo Profeta, que os complementa com AMORRR e HONRRA. Nos seus escritos murais, a bandeira pontua o fim da primeira linha.
SETAS
O movimento interno do texto é assegurado pela forma das letras e pelas setas ou pássaros/aviões que religam as palavras e criam uma espécie de itinerário textual. A utilização deste signo, que nos leva também a aludir a simbolização de uma pomba divina, religa espiritualmente toda a sua mensagem.
SETAS
O Profeta criou uma variação para o símbolo pássaro/avião: ligando uma aplavra a outra; remetendo a leitura para a linha seguinte.
ACENTO GAIVOTA
Gentileza lança mão de outra inventividade gráfica fazendo do mesmo pássaro/avião um acento (gaivota) que pousa sobre uma letra, sacralizando-a como em SÃNTO e PÃE.
O acréscimo de letras, principal marca que distingue os escritos do Profeta expressam as figuras da Trindade Cristã manifestas em seu verbo. Como em AMORRR, "um R do Pai, um R do Filho, um R do Espírito Santo".

Assim como o acento gaivota,a letra acrescida (dobrada) revela a presença so Filho e do espírito Santo, como em JESSUSS.

Na composição de sua escrita e na expressão de sua simbólica, o Profeta cria arranjos de letras dentro de letras. Esse acréscimo ou "reforço", como dizia, explicíta ainda mais o acento divino que ele confere ao texto. Algumas palavras criam uma arquitetura caligráfica, cifrada somente para aqueles que desconhecem o teor de sua mensagem.
SIMBOLO DO MAL
Símbolo do mal e marca do capeta Capital. Relaciona-se às 2 palavras que condenam: o favor e o obrigado.
Reforço e signo do mal que ameaça a totalidade do mundo. Opõe-se à espiritualidade do UNIVVVERSSO.
A essência da simbolização do Profeta está contida no diagrama F/P/E/N - 2/1/3/4, onde cada letra expressa uma figura da trindade/quaternidade do UNIVVVERRSSO: O FILHO é 2, o PAI é 1, o ESPÍRITO SANTO é 3 e NOSSA SENHORRA é 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua Visita.
Volte sempre!